LANCE | ESPAÇO DOS CAMPEÕES – PROVAS QUE GANHAM ESPAÇO NO ATLETISMO

Fabiana Murer - Salto com Vara

LANCE | ESPAÇO DOS CAMPEÕES – PROVAS QUE GANHAM ESPAÇO NO ATLETISMO

26 de fevereiro de 2015

Já comentei aqui sobre provas do atletismo que não recebem muita atenção, como o arremesso do peso e o lançamento do martelo, mas que passaram a se destacar no Brasil e também no mundo, pela evolução que apresentaram. A marcha atlética também é uma dessas provas, que cresce no Brasil, mas é popular em alguns países, como na Suécia – tem até uma confederação própria, separada do atletismo.

00

Em Blumenau, Santa Catarina, a marcha atlética é muito popular. Crianças e famílias disputam provas de rua marchando. De lá, já saíram mais de 15 campeões brasileiros.

É uma prova desafiadora, muito desgastante. É disputada em duas distâncias, 20 km, para homens e mulheres, e 50 km, só para homens. As disputas são realizadas de dia porque os árbitros têm de ver se os atletas estão realmente marchando e não correndo.

No último dia 21 de março, em Dundice, na Eslováquia, Mário José dos Santos bateu o recorde brasileiro, que era dele mesmo, na prova dos 50 km. Mário fez 3h55min36s e, assim, confirmou o índice para o Campeonato Mundial de Pequim, na China, em agosto.

Já na prova feminina dos 20 km, Erica de Sena quebrou o recorde sul-americano, que era de uma peruana, com 1h29min37s, e também fez a marca mínima para ir ao Mundial.

O líder do ranking brasileiro nos 20 km é Caio Bonfim, com 1h22min00s que também já tem marca para ir ao Mundial.

Apesar dos novos recordes, ainda estamos um pouco distantes dos melhores do mundo, mas acho muito interessante ver esses atletas saírem do Brasil para disputar provas internacionais. Assim, ganham experiência e motivação para conquistarem melhores posições no ranking mundial.

Fabiana Murer é campeã mundial, da Diamond League e pan-americana.

Patrocinadores

© Copyright 2016 Fabiana Murer