LANCE | AQUECIMENTO PARA O RIO

Fabiana Murer - Salto com Vara

LANCE | AQUECIMENTO PARA O RIO

29 de junho de 2015

dscn8882 800x420

Espaço dos Campeões, Fabiana Murer, Atleta do salto com vara, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA

Aquecimento para o Rio

Faltam 16 dias para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Estamos quase lá! Os canadenses são receptivos e os Jogos devem ser um grande espetáculo, a começar pela cerimônia de abertura, que será estrelada pelo famoso Cirque du Soleil. E também nas arenas esportivas.

O Brasil está indo com uma delegação numerosa e forte. No atletismo, está levando a maior delegação da história, com 88 atletas, 41 mulheres e 47 homens. Muitos atletas fizeram o índice exigido, mas apenas dois por prova podem ser convocados.

Apesar dos Jogos começarem no dia 10 de julho, o atletismo terá início apenas no dia 18 com a maratona feminina. As provas de pista e campo começam no dia 21. E é o atletismo que encerra os Jogos, com a marcha atlética masculina, no dia 26 de julho.

Normalmente, no atletismo, alguns países como os Estados Unidos e a Jamaica – que são fortes – não levam o time principal. Mas isso é uma decisão do atleta. São convocados os dois líderes do ranking do país e o atleta pode pedir dispensa se estiver priorizando uma outra competição na temporada.

Apesar disto, algumas provas continuam muito fortes e competitivas com atletas que estão entre os primeiros no ranking mundial. O salto com vara, minha prova, é uma delas. Acredito que o salto com vara, o arremesso de peso e salto triplo masculino, o salto em distância, o triplo e o lançamento de disco feminino também serão provas fortes. Fica difícil saber qual será o nível de outras provas – temos de esperar os países divulgarem suas delegações. Mas pelo que já sabemos, o Pan será uma boa preparação para o Campeonato Mundial que ocorrerá um mês depois, em Pequim, na China.

Acredito que o atletismo brasileiro pode superar o número de medalhas que obteve na última edição dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara/2011. Foram 23 medalhas no total, dez delas de ouro. Vamos torcer, pois será um grande aquecimento para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Fabiana Murer é campeã mundial, da Diamond League e pan-americana

Patrocinadores

© Copyright 2016 Fabiana Murer