Encerramento de um ciclo. Mas o começo de outro…

Fabiana Murer - Salto com Vara

Encerramento de um ciclo. Mas o começo de outro…

22 de dezembro de 2016

_lsp5370Quando entrei no atletismo, não imaginava que ficaria tantos anos neste esporte e que conquistaria tantas coisas.

Foram 19 anos praticando uma prova sem representatividade de brasileiros em grandes competições. O salto com vara não era conhecido no Brasil, não tinha material, os técnicos tinham pouco conhecimento e era a prova que dava trabalho nas viagens por causa do tamanho das varas.

Em 1997, comecei a praticar uma prova que estava iniciando para as mulheres, era uma oportunidade de começar uma nova carreira em uma prova que estava engatinhando. Eu tinha um ídolo, que era Emma George, australiana recordista mundial, e queria fazer história no Brasil.

Foram anos difíceis, com grandes mudanças técnicas, locais de treinamento e de moradia… fui amadurecendo como atleta e como pessoa. Passei por muitas dificuldades, frustrações, lágrimas, algumas lesões estranhas, mas tive muitas coisas boas como alegrias, conquistas, vitórias, títulos, amizades, cultura, viagens, conhecimento. E fiz história!

Realizei vários sonhos, mas o mais prazeroso é saber que desenvolvi uma prova no meu país, mudei parâmetros, adquiri respeito pelo mundo e inspirei muita gente.

Não teria feito tudo isso sem a ajuda das pessoas: família, amigos, torcedores, jornalistas, colaboradores, patrocinadores, Clube, pessoas que treinaram comigo por um período curto ou longo, fisioterapeutas, massagistas, nutricionista, psicóloga, médicos, assistentes e treinadores.

Mas uma pessoa foi fundamental para eu conseguir ir para frente e conquistar o que tenho hoje: Elson Miranda. Ele sempre foi duro, cobrou muito, foi perfeccionista nos detalhes porque queria conquistar o mundo e ser reconhecido. Construímos o salto com vara no Brasil e conquistamos o mundo juntos.

Em 2016, encerro uma fase da minha vida. Não é fácil parar, mas a hora chega. Estou contente por tudo o que fiz e conquistei, e que vou poder transmitir minha experiência para a nova geração do atletismo no Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que me deu suporte durante toda a minha carreira de atleta e agora me recebe como profissional fora das pistas.

Quero colaborar para que outros atletas consigam alcançar pelo menos uma parte do que eu conquistei e fiquem para a história. Este trabalho, na verdade, já começou. E espero que todas as pessoas que me acompanharam e me apoiaram nos meus anos como atleta continuem comigo nesta nova fase. Conto com vocês!

Um feliz 2017!

Fabiana Murer

Patrocinadores

© Copyright 2016 Fabiana Murer