CONTRAPÉ | FABIANA MURER É INDICADA À COMISSÃO DE ATLETAS DA IAAF

Fabiana Murer - Salto com Vara

CONTRAPÉ | FABIANA MURER É INDICADA À COMISSÃO DE ATLETAS DA IAAF

1 de dezembro de 2015

Saltadora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, presença constante no circuito mundial de atletismo há quase uma década, dará sua contribuição aos rumos da modalidade.

Toronto - Canada - 23/07/2015 Jogos Panamericanos  2015. Provas de atletismo no CIBC Athletics Stadium. Na foto destaque para a atleta Fabiana Murer do salto com vara q conquistou a medalha de prata na competicao. Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

Toronto – Canada – 23/07/2015 Jogos Panamericanos 2015. Provas de atletismo no CIBC Athletics Stadium. Na foto destaque para a atleta Fabiana Murer do salto com vara q conquistou a medalha de prata na competicao. Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB

São Caetano – Fabiana Murer recebeu mais uma demonstração de seu prestígio no esporte mundial. A saltadora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA foi indicada pelo Conselho da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) a ocupar uma das cadeiras da Comissão de Atletas, formada por 18 membros, entre competidores que estão na ativa ou já se retiraram das pistas. A notícia veio na quinta-feira (26/11/2015) e o mandato da campeã mundial do salto com vara começa em 2016 e terminará em 2019.

Em comunicado, o presidente da IAAF, Sebastian Coe, falou sobre a importância da participação dos atletas na entidade.”Dou boas-vindas aos novos membros que se juntam à Comissão de Atletas em um momento de grandes desafios para o nosso esporte. Juntos, temos a tarefa de responder a esses desafios.” A brasileira está animada com a possibilidade de dar sua contribuição para os rumos do atletismo mundial. “É muito legal conseguir opinar dentro da federação. É importante ter a chance de dar sua opinião, falar o que pode ser melhor para os atletas. Estou há muito tempo no circuito.”
Fabiana disse ter recebido a notícia com surpresa. “Confesso que nem esperava, fiquei super contente por eles terem lembrado do meu nome”, conta. A saltadora estava no CT do Clube, em São Caetano do Sul, quando recebeu uma ligação da IAAF. Mas, em meio aos compromissos de treinamento, não atendeu o telefone. “Eles deixaram recado no meu celular e também me mandaram um e-mail”. Junto de Fabiana foram indicados: Paula Radcliffe (Grã-Bretanha), Alina Talay (Bielorrússia), Ashton Eaton (EUA), Michael Frater (Jamaica) e Ezekiel Kemboi (Quênia).
Durante o Mundial de Pequim, em agosto, a IAAF organizou votação para que seis atletas fossem eleitos para a Comissão por seus pares. Fabiana foi uma das candidatas. “Achei que seria legal poder representar os atletas. Depois de tanto tempo, conheço muita gente e tenho contato com atletas do mundo inteiro. Tive muitos votos, mas acabei não sendo eleita.” Fabiana foi a terceira atleta mais votada entre os atletas não eleitos: recebeu 468 votos. Na ocasião, foram eleitos: Valerie Adams (Nova Zelândia), Mutaz Essa Barshim (Catar), Yelena Isinbayeva (Rússia), Andreas Thorkildsen (Noruega), Christian Olsson (Suécia) e Koji Murofushi (Japão).
A primeira reunião da Comissão será realizada entre janeiro e fevereiro, para decidir qual atleta presidirá o grupo. “Acredito que haverá pelo menos uma reunião por ano.” Fabiana, que participa das principais provas do atletismo mundial há quase uma década, encontrará muitos amigos nas reuniões. “Conheço o Thorkildsen, o Christian Olsson, que é de Malmo, na Suécia, minha base de treinos na Europa. Também a Yelena e o Mutaz, que treina na Suécia.”

Patrocinadores

© Copyright 2016 Fabiana Murer