CONTRAPÉ | FABIANA MURER BUSCA TERCEIRA MEDALHA NOS JOGOS PAN-AMERICANOS

Fabiana Murer - Salto com Vara

CONTRAPÉ | FABIANA MURER BUSCA TERCEIRA MEDALHA NOS JOGOS PAN-AMERICANOS

22 de julho de 2015

Saltadora campeã mundial do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, que tem ouro (Rio/2007) e prata (Guadalajara/2011), participa do quarto Pan e enfrentará rivais de peso em Toronto

São Caetano do Sul – A campeã mundial Fabiana Murer, do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA, dona de duas medalhas em Jogos Pan-Americanos, disputa nesta quinta-feira (23/7/2015) a final do salto com vara em Toronto, Canadá. A prova, que terá fortes competidoras, começa às 19 horas (de Brasília), na pista da York University.

Duas fortes adversárias de Fabiana, a americana Jennifer Suhr, campeã olímpica, e a cubana Yarisley Silva, medalhista olímpica e mundial, estarão na disputa. A brasileira, acostumada a enfrentá-las nas principais competições do mundo, diz que está “com os pés no chão” diante do desafio, mas que brigará para conquistar sua terceira medalha consecutiva.

“Eu quero ganhar o Pan, mas vai ser uma prova muito disputada. Estou com os pés no chão, muito tranquila, sabendo que vou ter de conquistar cada altura da prova – talvez tenha de dar vários saltos para conseguir avançar até uma boa marca. Esse é meu objetivo, é uma competição importante e quero brigar pelo ouro”, afirma. A campeã lembra que a outra americana – Demi Payne – é também uma boa saltadora. “Vai ser uma prova forte com quatro atletas disputando as medalhas.”

Campeã no Rio/2007 e prata em Guadalajara/2011, Fabiana vai para sua quarta participação em Pans: ela também esteve na delegação que disputou a última edição no Canadá, Winnipeg/1999. Era a caçulinha da equipe brasileira.

À época com 18 anos, Fabiana lembra com carinho da única vez que competiu no Canadá. “Eu tinha apenas dois anos de treinos no salto com vara. Foi uma experiência legal. Agora, em Toronto, acho que sou uma das mais velhas da delegação. Chego com uma carga diferente e também com uma expectativa diferente: quero buscar medalha, não só participar.”

Fabiana tem 4,80 m como melhor marca no ano, e é a terceira saltadora no ranking mundial da temporada, atrás da grega Nikoleta Kyriakopoúlou e da americana Suhr. Antes do Pan, disputou três etapas da Diamond League, com pódio em todas (dois ouros e um bronze). Após competir na etapa de Paris, a saltadora e seu técnico, Elson Miranda, foram para Malmo, na Suécia, onde fizeram a preparação final para o Pan.

Patrocinadores

© Copyright 2016 Fabiana Murer